Progresso

O Karateka 1.0 já conta com as seguintes características:

  • Adaptação completa da versão fita MSX, da abertura animada até o fim (capado) do jogo.
  • Versão "arquivo", ou seja, roda a partir de disco ou HD.
  • Compatível com qualquer micro da linha MSX (incluindo MSX 1.0 com VDP lento).
  • Palheta CoolColors para o jogo em equipamentos MSX2 ou superiores.
  • Saída para o DOS após vencer o jogo (ao invés de travar).
  • Criado um final melhor para o jogo, que não existia no Spectrum, re-habilitando a música do jogo (que havia sido castrada no MSX).
  • Corrigido (todos?) os bugs herdados do Spectrum e que faziam o jogo travar.
  • Corrigido bug do porte de MSX, que não atualizava as cores corretamente quando a barra de energia mudava de cor.
  • É possível pular a tela de abertura apertando uma tecla - sugerido por Luciano Sturaro (Gradius).
  • Melhorias de velocidade nas rotinas de vídeo, comparado com a versão MSX original (bom, não melhorou taaaanto assim).
  • Melhorias na resposta dos controles, comparado com a versão MSX original.
  • Compatível com qualquer versão de MSX-DOS existente (1.0 a 2.4).
  • Velocidade "lastimável" (= ainda pior que Spectrum) em micros com 3.57MHz.
  • Velocidade "full" (= melhor que Spectrum) em micros com 7MHz ou mais.
  • Os requerimentos mínimos para qualquer MSX são 64Kbytes de RAM, 16KBytes de VRAM e DOS 1.x.
  • Equipamento recomendado: MSX2 com 7MHz ou mais, 64Kbytes de RAM, 16KBytes de VRAM, DOS 2.x e HardDisk.
  • Em estudo para adição:

  • Nada.
  • Melhorias descartadas:

  • Qualquer tipo de reprogramação agressiva.
  • Colorimento dos gráficos.
  • Uso de sprites nos personagens principais.
  • Visitante #36923 desta página
    

    05/01/2008


    # Versão 1.0.2 liberada! Veja na página de Downloads!
    # Pequeno bug corrigido na rotina de loading.


    09/12/2007


    # Adicionada a versão do Karateka de GameBoy na seção Versões. Obrigado a Leandro Correia pelo aviso!


    08/12/2007


    # Primeira versão pública liberada! Veja na página de Downloads!
    # Adicionada a nova tela do final do jogo.
    # Re-habilitada a rotina de interrupção do jogo, o que permitiu que a música do fim do jogo pudesse ser tocada e a resposta aos controles fosse melhorada (e a música/áudio não acelerasse com a velocidade do micro).
    # Corrigidas as rotinas de vídeo para trabalharem corretamente com a IRQ ligada.
    # Pequenas otimizações nas rotinas de impressão de tela (economia de uns 700 ciclos de clock por impressão).
    # Otimização da impressão da barra de energia em MSX2 ou superiores (economia de uns 150 ciclos de clock por impressão).


    07/12/2007


    # Cores do placar corrigidas de acordo com o tamanho da barra de energia.
    # Corrigido o bug do travamento quando o jogo era terminado fora da última sala.
    # Agora, qualquer tecla pressionada durante a abertura do jogo faz pular direto para o jogo.
    # Corrigido um bug que fazia o jogo travar (ainda) quando o personagem é jogado pelo penhasco.
    # Revisada geral em todo o WebSite.