Introdução
Knightmare Gold r3 Liberado!
Visite a seção Download!

Nota: Em MSX de 3.57MHz rodando a 50Hz o scroll suave está disponível, mas não é suportado pois, em muitas configurações e situações, não funciona.

É difícil imaginar algum fã de MSX que jamais tenha ouvido um nome: Knightmare.

Talvez seja ainda mais difícil que este nome não traga agradáveis lembranças a todos aqueles que sabem ao que ele se refere. E ao que ele se refere?

Knightmare é talvez o melhor jogo já produzido em 32 Kbytes para o primeiro modelo de computadores da linha MSX. Nunca antes de Knightmare um jogo de tão restrito uso de memória havia explorado tanto os recursos da linha MSX, com várias fases bastante compridas e variadas, com cenários que realmente traduzem a ambientação da história, dezenas de inimigos diferentes (e dezenas deles ao mesmo tempo na tela!), com várias armas distintas, vários power-ups, inimigos de fim de fase variados e muito bem detalhados... e não menos importante, uma ótima música que realmente coloca o jogador "no clima".

Com tamanho sucesso, nada mais natural que a empresa que o publicou - a Konami - lançasse algumas continuações de muito sucesso. Entretanto, todas as continuações de Knightmare foram para o primeiro modelo de MSX e, embora usassem mais memória (128 e 256 KBytes respectivamente) não faziam uso de nenhum hardware adicional como placas de som extra ou recursos das máquinas MSX2 já existentes na época.

Entretanto, era difícil resistir à tentação de lançar uma versão melhorada... ao menos do primeiro jogo. E foi o que a própria Konami fez, em uma das versões do Konami Game Collection, ao liberar uma versão do jogo que faz uso do seu cartucho de som wavetable, o SCC... onde as músicas realmente ganharam uma outra vida.

Entretanto, apenas recentemente - 17 anos após seu lançamento - o jogo ganhou seu maior "power-up": uma versão CD-ROM, com versões das músicas originais seqüenciadas exclusivamente.

Esta versão causou bastante interesse na comunidade MSXzeira do Brasil, quando então começou-se a discutir aqui e ali uma nova idéia: por que não transformar o jogo original em um jogo para MSX2, tirando proveito dos recursos existentes nesta máquina para melhorar ainda mais o que já estava ótimo?

Como resultado desta idéia e esforço conjunto de vários membros da comunidade de MSX do Brasil, surgiu o Knightmare Gold, uma nova versão do jogo, lançada na feira MSX Jaú 2005 (fim da primavera brasileira) em comemoração dos 20 anos de Knightmare.

O Knightmare Gold combinará as características do Knightmare CD, Knightmare SCC e uma reprogramação de grande parte do jogo para tirar proveito de diversos recursos disponíveis no MSX2 e superiores, além de novos recursos até mesmo para a versão MSX1.


Visitante #195730 desta página


03/12/2017

# Nova versão do AdjustROM. Agora permite teste de ROM e funciona em Windows de 64 bit.

27/03/2013

# Corrigido problema no download dos CDs.

09/01/2009

# Página de Download atualizada com melhores informações para encontrar o KMARE.ROM.

20/12/2008

# KMGr3 estava incluindo KMARE.ROM por engano. ROM Removido do pacote.

19/12/2008

# KMGr3 - Midas Loader 3.0.0: Áudio SCC, animação da água dos rios, suporte a múltiplos IDEs e CDROMS, melhorias nas rotinas de CD player, mais bugs corrigidos... segunda versão pública!

13/12/2007

# Corrigido problema nos links da seção Músicas.

13/05/2006

# Midas Loader 2.0.0: Novas músicas, últimos bugs corrigidos... primeira versão pública!

17/04/2006

# Midas Loader 1.4.4: Corrigido um bug not texto de detecção de IDE. Corrigido um bug que impedia o Easy Mode de funcionar em algumas configurações. Corrigido um bug que estava impedindo o jogo de ser executado sem o Scroll Suave. Uma pequena melhoria na velocidade, substituindo boa parte da rotina de IRQ da BIOS.